quinta-feira, 9 de julho de 2020

O Seu Olhar - Régis El Carsi Mubarak


Escrevi recentemente num artigo intitulado “O seu olhar” o seguinte parágrafo: (...) “Em verdade, utilizarei as palavras do próprio Saramago para justificar-me: “Se és capaz de ver: olhe. Se és capaz de enxergar: observe.” /// É que o desejo de enxergar é a esperança que vence medos. O seu (nosso) olhar e posteriormente suas (nossas) ações, podem salvar muitas vidas... inclusive (dependendo das circunstâncias) as nossas!” Para quem por ventura não tenha lido o referido texto, estava me referindo ao filme “Ensaio sobre a cegueira (EUA-2008)” do diretor brasileiro Fernando Meirelles, baseado no livro do mesmo nome do escritor português José Saramago (1922-2010). /// Nas minhas andanças de "gipsy/gitano errante" aprendi "a não julgar" absolutamente nada nem ninguém sem entender os "diversos olhares" que compõe as experiência de cada um... estamos num momento de verdadeiras "encruzilhadas" e ardilosas armadilhas... tempos difíceis e "estranhos" e o aforismo do grego antigo - atribuído ao filósofo Socrátes - precisa ser urgentemente resgatado "conhece a ti mesmo" antes de emitir qualquer tipo de julgamento ou opinião alheia ao teu próximo, sejam quaisquer foram as circunstâncias! /// Ahhh... e as fotos são minhas da minha carreira de fotógrafo/a amador/a...