quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Iberê Camargo - Sua Obra Sua Vida



              Seu nome completo era Iberê Bassani de Camargo, nascido em Restinga Seca. O município, emancipado de Cachoeira do Sul é uma cidade pequena e acolhedora como tantas outras, espalhadas pelo nosso mapa rio-grandense, localizada na região central do estado e conta com pouco mais de 17.000 habitantes. Iberê nasceu no ano de 1914 e veio a falecer aos 79 anos de idade, em Porto Alegre, em 1994, deixando um acerto de mais de 7.000 obras. Pintor e gravurista dá início aos seus estudos na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria, depois se instala na capital do Estado, para a seguir, partir rumo ao Rio de Janeiro, onde cursaria a Escola Nacional de Belas Artes. Contudo, inquieto, fundaria junto com outros alunos o Grupo Guignard de estudos.  Também foi professor, ensinando sua arte não somente no Brasil, mas em escolas no exterior.
              No ano de 1953 como professor concursado, fundaria o curso de gravura em metal no anteriormente denominado Instituto Municipal de Belas Artes, atualmente reconhecida Escola de Artes Visuais, no Rio de Janeiro. Viajou pelo mapa mundi e realizou grandiosas exposições de seus trabalhos. Somente para listar alguns lugares por onde esteve: Buenos Aires, na Argentina. Montevidéu, no Uruguai, Johanesburgo na África do Sul. Também expôs no Chile, no Equador, na Espanha, nos Estados Unidos, no México, na Alemanha e no Japão, entre outras dezenas de cidades e países não menos importantes que deixarei de citar.
              Mas parafraseando um ditado antigo que diz: “nem tudo são flores em nossas vidas.” O pintor que não gostava de animais domésticos, apesar de adotar um gato que batizou de Martim. Também não levava muito jeito com crianças. Casou-se com Maria Coussirat e com ela permaneceu por toda sua existência, apesar de que na década de 30, tivera uma filha, que nascera de um romance meio que fugaz com outra mulher. Entretanto seria no ano de 1980, que acabaria por envolver-se involuntariamente num incidente que o deixaria preso por cerca de um mês, ao matar um homem que agredia sua própria esposa, numa esquina do bairro Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro. Esse acontecimento o perturbaria por um longo tempo e causa-lhe-ria muitos dissabores.
              A Fundação Iberê Camargo criada no ano de 1995, no bairro Nonoai, em Porto Alegre, onde o artista viveu grande parte de sua vida, transferiu-se para o bairro Cristal, as margens do Guaíba, no ano de 2008, no prédio projetado pelo arquiteto Álvaro Siza, (Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira, nascido no ano de 1933, um conceituado e premiadíssimo arquiteto de origem portuguesa), e está aberta a visitação pública e a pesquisas em parte do seu acervo.
               Iberê Camargo destacou-se não somente nas pinturas, mas também em desenhos, gauches e gravuras, tendo recebido reconhecimento internacional dos críticos, mídia e público durante sua existência, o que é o ápice para qualquer artista, independente de sua corrente ou do movimento, que representa no mundo das artes. Aliás, disse ele certa ocasião: “Arte, para mim foi sempre uma obsessão. Nunca toquei a vida, com a ponta dos dedos. Tudo o que fiz, fiz sempre com paixão.”
               Para saber mais sobre Iberê Camargo, você também pode dar uma olhadinha no site: www.iberecamargo.org.br e descobrir outras informações, como por exemplo sobre bolsas e programas educativos. Aliás, fica aqui o convite, porque o texto que redigi agorinha mesmo... é digamos assim, basicamente um carinhoso resumo sobre esse artista talentosíssimo e que valoriza o que temos de melhor em nossa cultura.

Régis Mubarak