terça-feira, 25 de agosto de 2015

Do meio ambiente ao ambiente todo...



              Infelizmente não estamos numa conexão perfeita com nosso frágil Planetinha Azul e plenamente conscientes de que “o lado negro da força,” ultimamente tem causado grandes estragos, que ainda poderão ser revertidos... de preferência... contando com a sua (nossa) participação!
              Respirar é indissociável a todos os seres, pensar e agir em prol da coletividade estamos aprendendo, lentamente é verdade... repassando e repartindo o conhecimento em tímidas porções e nem tão igualitárias proporções.
              Tal qual um rio (e isso me conduz a exuberância e beleza incomparável do Salto Yucumã na minha querida Derrubadas), cujas águas correm dia após dia em direção ao vasto oceano. Enquanto isso a vida acontece, com todas as suas experiências intercaladas.
              Hoje é super fácil viajar sem sair do lugar e você não precisa ir até o distante Everest, para buscar inspiração ou iluminação. O fantástico da tecnologia ao nosso dispor é poder partilhar tudo ao alcance de um click, com a sensação de quase estar presente fisicamente. E nem vou ficar atrelada ao Google Earth, que visualiza inclusive imagens das galáxias no espaço.
              Entretanto fazendo comparativo ilustrativo, toda essa tecnologia não irá despejar punhados de Maná (do hebraico “seiva de tamarisco”), no nosso colo porque somos bacanas e cheios de boas intenções ou ideias brilhantes!
              Estamos longe de eliminarmos completamente as más ações, as mazelas, as chagas, de outra parte da humanidade que não está conectada “não somente com o meio, mas com o ambiente todo!” Contudo antes de imaginar carregamentos de pessimismo: “Oh céus... para onde esse mundo vai” tranquilize-se.
              Se nossa sociedade parece um tanto quanto dividida em classes, (horrível, mas é verdade) e uns indivíduos se acham melhores que os outros, (terrível, mas também é verdade), precisamos rever velhos conceitos e considerar hipóteses de que o conjunto dos seres vivos da nossa terra, interagindo entre si, mantem o ambiente do planeta favorável à vida e a sua evolução.
              É confortante saber que cientistas saíram de seus redutos acadêmicos e estão batalhando a campo, buscando soluções para muitos dos nossos velhos problemas. Então façamos a nossa parte na concretização de novos projetos e não desistamos frente às inúmeras dificuldades.
              Atingimos assombrosos 7 bilhões de pessoas habitando em nações extremamente desiguais em múltiplos sentidos. Você pode ser um cidadão verde, azul ou vermelho (ou qualquer outra cor do arco-íris), o que você não pode é ser omisso.
              Se a maior parte do tempo continuarmos a ser individualistas e “o resto são os outros e se esses outros pensarem iguaizinhos a nós... agirão simplesmente iguaizinhos a nós” e prosseguiremos a navegar sem rumo nesse maravilhoso Planetinha Azul!
 
Régis Mubarak