quarta-feira, 27 de maio de 2015

Porque você deve estudar de verdade



              Porque você se tornará alguém mais feliz. Respondido já na primeira linha. Desse modo vou lhe poupar a continuidade da leitura didática do dia. Por que sim. Porque vale a pena. Porque é tudo de bom. Porque você vai se tornar uma criatura mais especial do que já foi até o dia de hoje. Porque conhecimento é a própria expansão do Universo. Verso. Reverso. E o Multiverso. Vou dar meu testemunho para lhe dar um empurrãozinho carinhoso... Aliás, nessa semana abrem-se as inscrições para o temerário ENEM e posso garantir amiguinho é angustiante, massacrante, extenuante, mas também trata-se de uma experiência única, superlativa e sem comparativos.
              Minto, vou dar metade do meu testemunho pra não me tornar pedante. Séculos e séculos atrás iniciei duas faculdades diferentes em épocas diferentes que não cheguei a concluir nenhuma. Também já comecei cursos de idiomas, cursos avulsos e trilhões de outros que não cheguei ao fim. E outros maravilhosos que gabaritei na avaliação final e coleciono diplomas. Também já fui obrigada a cumprir carga horária em cursos profissionais (relativos às minhas funções públicas) insuportavelmente chatos, com monitores tri desmotivados, que não me acrescentaram nada além do que eu já sabia.
              E me tornei autodidata em informática (já contei isso diversas vezes) e em idiomas também. Enfim... e depois de séculos e séculos voltei para Universidade, num curso completamente diferente de tudo aquilo que já tinha feito até então. Entretanto nunca abandonei os livros (não os literários, romances, ficção etc e tal), mas os da categoria técnica, em busca de mais informação e conhecimento nas mais diversas áreas e é justamente nesse quesito que gostaria de incentivar “os primos do Gato Garfield esparramados no sofá da sala,” meio que sem ânimo... a darem o primeiro passo.
              Porque você deve estudar de verdade? Porque você vai conhecer e se enturmar com pessoas dos mais diversos segmentos, etnias e rincões. Vai partilhar e compartilhar (em tempo de redes sociais) trilhões de pitaquinhos... criará redes de relacionamentos que de repente podem perdurar para vida toda. Novos amigos que serão adicionados, utilizando essa palavrinha da moda... E repetindo o primeiro parágrafo lá de cima: porque conhecimento é a própria expansão do Universo. Verso. Reverso. E o Multiverso. Então se você tem “um legítimo buraco negro em seu currículo venha desintegrá-lo!” Frequente um curso de Jovens e Adultos e complete seu nível de escolaridade. Pronto simples assim. Se já encerrou o Ensino Fundamental, inscreva-se e finalize o Ensino Médio. Se ingressou na Faculdade (ou Universidade) e deixou 1, 2, ou 3 cursos pela metade, mãos a obra e preste novo vestibular ou as provas do famigerado ENEM e retorne a sala de aula na moral! Se fizer falta uma Pós ou Mestrado, porque não iniciar agora? Sim exatamente agora em tempos de crise, justamente “para ajudar a combater” essa maldita fase que não vai durar a vida toda “não senhorito!”
              E se a carência for um cursinho de inglês, espanhol ou francês? Pode ser até chinês ou o idioma árabe talvez... Dominar as ferramentas do mundo do internetês! Jardinagem? Reiki? Cromoterapia? Astrologia? Exobiologia (ueba!) seja muito bem vindo! Lições práticas de Mecânica? Eletricidade? Primeiros Socorros? Culinária? Judô? Encoraje-se, reorganize agenda, tempo e finanças e voe rumo ao infinito e além!
              E por favor, não venha com aquela surrada desculpa de que estou velho (a) demais para retornar aos bancos escolares. Porque querido (a) essa é a legítima desculpa esfarrapada de quem não tem coragem de encarar desafios, enterrar fantasmas, apagar mágoas e principalmente refazer partes da trajetória que foi interrompida por um trilhão de circunstâncias, que não vamos listar aqui, porque cada um de nós carrega a sua própria história, memória e dias melancólicos de solidão e desapontamentos. Em algum momento de nossas vidas fomos vítimas dessas circunstâncias com certeza, o que não podemos é ficar reféns por toda a existência sem reagir e vencer essas malditas dores!

Régis Mubarak