quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Marketing e Sacis

              Ser aluno de um curso Ead requer árdua disciplina. Num certo aspecto, deixando aflorar traços metódicos e obsessivos de nossa personalidade, que até então permaneceriam escondidos. Exige-se do aluno organização, prazos e metas. Não obstante características também exigidas de grandes líderes em grandes organizações. De certo modo há uma interligação.
              E o curso de Marketing é fascinante porque explora e envolve as mais diversas áreas dentro de uma mesma empresa e vai além, quando prospecta e projeta diversas possibilidades na criação do futuro das pessoas e dessas empresas. Porque o Marketing pode mudar a sua vida! (Não se assuste... não estou fora da casinha!)
              O Marketing pode mudar a minha, a sua e de grande parte da humanidade, porque ele se reinventa, assim como o próprio homem dentro do seu habitat. Partindo do processo inicial, nos primórdios do seu “nascimento” como ferramenta de apoio até a invasão do hiperespaço, criando junto com a própria “dona internet” novas possibilidades de conexão entre as pessoas ao redor do mapa mundi.   
               Entretanto existe o digamos assim lado negro da Força: “o lado Darth Vader” que acaba por causar estragos inimagináveis. (E vamos direto ao exemplo prático da coisa!) Eis a melhor campanha de marketing (enganosa) dos últimos tempos... o tal candidato das massas, (sorriso de melhor tiozão – filho mais velho do nono - que alguém poderia desejar), cuja abraço, coração e mente era do tamanho do Rio Grande!
              Pausa para respirar, rezar “trocentos” Aves Marias e Pais Nossos!
              E o que mesmo que essa criatura está fazendo com o Rio Grande?!?
              Irmãos voltemos ao Marketing, como ferramenta e inovação, etc e tal!
              Hoje a importância desse profissional é inegável e indissociável dentro de um projeto de crescimento da empresa, como marca, como valor de mercado e sua delicada relação de confiança, satisfação e fidelidade entre cliente e a empresa.  Obviamente nesse mergulho inicial, porque só estou focando uma introdução do básico do básico, abrem-se milhões de questionamentos que ao longo do curso e eu recomendo, (porque é um dos cursos mais incríveis que você possa se aprimorar), serão especificitados, dúvidas serão sanadas e ideias serão compartilhadas entre todos em igual proporção.
             E posso acrescentar nesse texto que a criatividade e a imaginação não tem limites. Por ser uma atividade, onde se é permitido “visitar o futuro,” um tempo a frente das demais pessoas é que o marketing é o responsável por transformar sonhos em projetos e projetos em realidade, facilitando o caminho, agregando valores e como citei no 3º parágrafo: mudando a vida das pessoas.
              Mas porque citei o exemplo daquele candidato #}&*@ como aspecto negativo do Profissional (ou da profissão) de Marketing? Justamente porque “praticamente” já estamos entrando em novo momento de processo eleitoral, agora em nível municipal (em nossas queridas e simpáticas cidadezinhas) e todos sabemos que vão chover cobras e lagartos de tudo quanto é lado. E o Marketing é varinha (ou chave) mágica da história!
              E vão aparecer os candidatos os filhos da mãe, os que ressurgem das trevas, os fantasmas, os velhos caciques e os aprendizes de feiticeiros, enfim todos travestidos de legítimos “salvadores da Pátria” “escolhidos da hora” e “ungidos por Jesus!” Mas pessoas bacanas (nem bananas, nem sacanas), sofrerão “assédio do cão” (tal o dito popular), para provar suas boas intenções em prol da coletividade e conseguir derrubar essas outras entidades do mal!
              Agora vamos à explicação do título Marketing e Sacis! Dia 31 de Outubro é nacionalmente o dia do Pererê, personagem querido do nosso folclore, entretanto você só ouviu, curtiu e se divertiu com o Halloween, importado da cultura dos países de língua inglesa. E foi exatamente o Departamento de Marketing, o responsável para que seu envolvimento com essa brincadeira, (e nem estou desfazendo da cultura inglesa), o fizesse esquecer por completo “o bom e velho camaradinha Saci Pererê!”

Régis Mubarak