Ser aluno de um curso Ead requer
árdua disciplina. Num certo aspecto, deixando aflorar traços metódicos e
obsessivos de nossa personalidade, que até então permaneceriam escondidos.
Exige-se do aluno organização, prazos e metas. Não obstante características
também exigidas de grandes líderes em grandes organizações. De certo modo há
uma interligação.
E o curso de Marketing é
fascinante porque explora e envolve as mais diversas áreas dentro de uma mesma
empresa e vai além, quando prospecta e projeta diversas possibilidades na
criação do futuro das pessoas e dessas empresas. Porque o Marketing pode mudar
a sua vida! (Não se assuste... não estou fora da casinha!)
O Marketing pode mudar a minha, a
sua e de grande parte da humanidade, porque ele se reinventa, assim como o
próprio homem dentro do seu habitat. Partindo do processo inicial, nos
primórdios do seu “nascimento” como ferramenta de apoio até a invasão do
hiperespaço, criando junto com a própria “dona internet” novas possibilidades
de conexão entre as pessoas ao redor do mapa mundi.
Entretanto existe o digamos
assim lado negro da Força: “o lado Darth Vader” que acaba por causar estragos
inimagináveis. (E vamos direto ao exemplo prático da coisa!) Eis a melhor
campanha de marketing (enganosa) dos últimos tempos... o tal candidato das
massas, (sorriso de melhor tiozão – filho
mais velho do nono - que alguém poderia desejar), cuja abraço, coração e
mente era do tamanho do Rio Grande!
Pausa para respirar, rezar
“trocentos” Aves Marias e Pais Nossos!
E o que mesmo que essa criatura
está fazendo com o Rio Grande?!?
Irmãos voltemos ao Marketing,
como ferramenta e inovação, etc e tal!
Hoje a importância desse profissional é
inegável e indissociável dentro de um projeto de crescimento da empresa, como
marca, como valor de mercado e sua delicada relação de confiança, satisfação e
fidelidade entre cliente e a empresa. Obviamente
nesse mergulho inicial, porque só estou focando uma introdução do básico do
básico, abrem-se milhões de questionamentos que ao longo do curso e eu
recomendo, (porque é um dos cursos mais incríveis que você possa se aprimorar),
serão especificitados, dúvidas serão sanadas e ideias serão compartilhadas
entre todos em igual proporção.
E posso acrescentar nesse texto que
a criatividade e a imaginação não tem limites. Por ser uma atividade, onde se é
permitido “visitar o futuro,” um
tempo a frente das demais pessoas é que o marketing é o responsável por
transformar sonhos em projetos e projetos em realidade, facilitando o caminho,
agregando valores e como citei no 3º parágrafo: mudando a vida das pessoas.
Mas porque citei o exemplo daquele candidato #}&*@ como aspecto
negativo do Profissional (ou da profissão) de Marketing? Justamente porque
“praticamente” já estamos entrando em novo momento de processo eleitoral, agora
em nível municipal (em nossas queridas e simpáticas cidadezinhas) e todos sabemos
que vão chover cobras e lagartos de tudo quanto é lado. E o Marketing é varinha
(ou chave) mágica da história!
E vão aparecer os candidatos os
filhos da mãe, os que ressurgem das trevas, os fantasmas, os velhos caciques e
os aprendizes de feiticeiros, enfim todos travestidos de legítimos “salvadores
da Pátria” “escolhidos da hora” e “ungidos por Jesus!” Mas pessoas bacanas (nem
bananas, nem sacanas), sofrerão “assédio do cão” (tal o dito popular), para
provar suas boas intenções em prol da coletividade e conseguir derrubar essas
outras entidades do mal!
Agora vamos à explicação do
título Marketing e Sacis! Dia 31 de Outubro é nacionalmente o dia do Pererê,
personagem querido do nosso folclore, entretanto você só ouviu, curtiu e se
divertiu com o Halloween, importado da cultura dos países de língua inglesa. E foi
exatamente o Departamento de Marketing, o responsável para que seu envolvimento
com essa brincadeira, (e nem estou desfazendo da cultura inglesa), o fizesse
esquecer por completo “o bom e velho camaradinha Saci Pererê!”
Régis Mubarak