sábado, 15 de novembro de 2014

Espelhos e Dominós de Vilmar José Matter



              Já fiz resenhas de vários livros e indicações de textos de autores que tive a grata satisfação de ler e ficar completamente seduzida. Em hipótese algum por dever de ofício, mas aos 5 anos de idade, quando adentrei no mundo da leitura nunca fiquei um único dia da minha existência sem folhear páginas de um livro, jornal ou revista, às vezes até intercalando todos os três. (Não vou entrar na questão livro de papel x livro digital, não é o assunto para o dia de hoje...) Ler é pra mim um prazer indescritível e ponto! (Minto... dá pra descrever sim... tipo chocolate... sorvete... sexo... banho de rio!)
              Do meu ladinho o exemplar da primeira obra do Poeta Ijuiense Vilmar José Matter sorri seus versos encantados e encantadores, então eis um gostinho saboroso:
Pêssegos
Roço minha língua/No azul do teu céu
E descubro pêssegos maduros
No intervalo dos teus lábios
Lambo o suor que escorre dos teus braços
E sorvo a saliva/Que insiste em conhecer o mundo
Por que um beijo/Não pode durar uma vida?
              Não por conhecer o Vilmar há muitos anos. Não por ser amigo querido de longa data. Não por já ter utilizado seus versos em outros textos meus. Não por isso ou por aquilo. Sim, porque os Poetas são mágicos que nos fazem flutuar além das nuvens:
Somos
O tempo: Veloz, incerto, decisivo...
Pulsamos entre cores e sombras.
Cartas e presentes nem sempre retribuídos,
Sonhos delimitados pelo medo/De ousar, de criar,
De construir novas fontes
Com águas possíveis/De amenizar nossa sede.
Somos pouco/Porque estacionamos muito,
Buscamos o mínimo/E recuamos demais.
              O Livro se chama “Espelhos e Dominós” e foi lançado na 22º Feira do Livro de Ijuí e 25º Feira do Livro Infantil do Sesc na semana passada. Se você circular pela Internet vai achar outras lindas Poesias do Vilmar em blogs ou posts de amigos, inseridas em vários contextos. (Pra adquiri-lo entre em contato com Livraria Lyteratus no 0XX 055 3332 3899 ou Editora GD no 0XX 3333 6474.) Então mais um gostinho:
Nuvem
Encontrei no teu corpo
Sopros de claridade/Cidades e canções
Beijei teus frutos
E juntos avançamos sinais,
Encontrando chaves/Que antes fechavam portões.
Você não voltou mais/Mas eu te aguardo
E te guardo/Numa das gavetas
Das minhas emoções.
              Sonho com o dia em que a Poesia seja reconhecida como algo essencial ao ser humano, não no sentido abstrato, mas concreto de lhe proporcionar felicidade e paz!
              E “Espelhos e Dominós” eis meu desejo: seja o primeiro da uma vasta coleção!

Régis Mubarak