APRESENTAÇÃO
Os apontamentos a seguir compõem um panorama geral sobre o programa
Future-se, sintetizando suas proposições (na minuta-I, a original, e na
minuta-II, a substitutiva), as explicações adicionais dadas pelo
Ministério da Educação (neste texto, sempre denominado MEC), as análises
feitas pelas comunidades acadêmicas das universidades e institutos
Federais (no texto, identificados como IFES-Instituições federais de
educação superior), os reportes da imprensa e, de modo especial, os
posicionamentos dos reitores e outras lideranças institucionais, de
alguma forma, atingidas pelo projeto. Nesse sentido, o caráter sintético
do trabalho é sobressaliente, embora também haja um esforço analítico
nada desprezível. O tema é atual, controverso e impactante, de forma que
fervilham debates, análises, opiniões, manifestações e publicações de
todos os tipos. Nem toda essa produção estará representada aqui por
absoluta impossibilidade de chegar a tanto, mas, espera-se, que os
argumentos principais tenham sido coletados e sistematizados. O assunto
está aberto e, por isso, a toda hora, elementos novos atropelam outros
que nem tiveram tempo de envelhecer, fato que obriga o analista a
prestar atenção constante no fluxo contínuo de informações da internet. O
leitor não deverá, pois, estranhar a predominância das referências
provindas do meio virtual.
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(basta clicar "aqui" ou no título abaixo da fotografia, que levará ao artigo original do Professor Doutor Jaime Giolo disponível para pesquisas)