terça-feira, 3 de dezembro de 2019

O Future-se sem Futuro por Jaime Giolo, PhD em Educação Superior Brasileira


  APRESENTAÇÃO Os apontamentos a seguir compõem um panorama geral sobre o programa Future-se, sintetizando suas proposições (na minuta-I, a original, e na minuta-II, a substitutiva), as explicações adicionais dadas pelo Ministério da Educação (neste texto, sempre denominado MEC), as análises feitas pelas comunidades acadêmicas das universidades e institutos Federais (no texto, identificados como IFES-Instituições federais de educação superior), os reportes da imprensa e, de modo especial, os posicionamentos dos reitores e outras lideranças institucionais, de alguma forma, atingidas pelo projeto. Nesse sentido, o caráter sintético do trabalho é sobressaliente, embora também haja um esforço analítico nada desprezível. O tema é atual, controverso e impactante, de forma que fervilham debates, análises, opiniões, manifestações e publicações de todos os tipos. Nem toda essa produção estará representada aqui por absoluta impossibilidade de chegar a tanto, mas, espera-se, que os argumentos principais tenham sido coletados e sistematizados. O assunto está aberto e, por isso, a toda hora, elementos novos atropelam outros que nem tiveram tempo de envelhecer, fato que obriga o analista a prestar atenção constante no fluxo contínuo de informações da internet. O leitor não deverá, pois, estranhar a predominância das referências provindas do meio virtual.

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 (basta clicar "aqui" ou no título abaixo da fotografia, que levará ao artigo original do Professor Doutor Jaime Giolo disponível para pesquisas)