domingo, 9 de fevereiro de 2014

Paraíso e Inferno na mesma semana



              Fotos das Cataratas do Iguaçu são ilustrações de um pedacinho do Paraíso. Ao vivo e a cores as Cataratas do Iguaçu são um desafio a qualquer ser humano pensante em rever seus conceitos sobre a existência de um Deus, uma equipe de Deuses ou como queiram criadores do tipo Engenheiros ou Arquitetos Universais. Prefiro escolher a 1º alternativa: não por comodismo, menos ainda pela minha diminuta compreensão do Universo... É que me sinto plenamente acarinhada ao pensar na existência do Paraíso, ou mais especificamente pedaços dele aqui mesmo nessa terra, esculpidos por um Ser Supremo tri bacana que um dia desses acredito deve voltar para nos fazer uma visitinha familiar. Ou algo mais detalhista: tipo um acerto (prestação de contas?!?), em virtude de como temos (mal) tratado nosso planeta ao longo dos séculos dos séculos.
              Entretanto, nos últimos dias vendo outras fotos, as de Porto Alegre – Capital dos Gaúchos – registrei-as cerebralmente como verdadeiras ilustrações de um pedaço “relativo” do Inferno. Greve no Transporte Público ainda que mereça considerações, aceitação e até de certo modo entendimento, porque força de maneira drástica o Poder Público a dar um jeito em investimentos definitivos e soluções (não embromações), ao vivo e a cores são um desafio a qualquer ser humano pensante em rever seus conceitos sobre a existência de um Demônio, uma equipe de Demônios ou como queiram, homens e mulheres terrenos, que detentores de cargos públicos ou privados movidos pelas chamas (ardentes) da paixão (e loucura) política puxam a corda (e as decisões) cada um para seu lado. Prefiro escolher a 3º alternativa: não por comodismo ou algo que desafia minha compreensão das relações humanas, justificando estarem influenciadas por forças malignas desse mesmo Universo que nos fascina, mas porque a existência do Inferno e especificamente pedacinhos dele aqui nessa terra são incentivados, explorados e exercitados por seres bem humanos, na disputa de forças por controle e poder, fingindo-se esquecer de que as consequências além de traumáticas, sempre afetam em maior proporção os mais humildes e os que estão na escala mais baixa da pirâmide social.
              Então eis que na terça-feira à noite, liguei para uma amiga que mora na Capital e desempenha atividades profissionais num Grande Hospital Geral para lhe agradecer do envio de 3 livros por um amigo em comum. Que já os houvera recebido e estava curtindo a leitura de 2 paralelamente, amando-os com igual intensidade. Que tinha encontrado 1 pen drive “desaparecido na bagunça do meu escritório” onde estavam fotos da viagem a Foz do Iguaçu no Paraná. E que tinha adquirido o seriado “Stargate SG-1” (1997-2007), tendo a frente o Coronel da Força Aérea Jack O’Neill (Richard Dean Anderson, o célebre MacGyver), a Major Samantha Carter (a canadense Amanda Tapping), o Pesquisador Dr. Daniel Jackson (Michael Shanks) e o Guerreiro Alienígena Teal’c (Christopher Judge) e outra dezenas de atores do 1º time fazendo pontinhas incríveis. E sabe o que mais? Mais nada, porque se não tive coragem de externar “minha felicidade infanto-juvenil” com a literatura autobiográfica do cantor Ricky Martin e do Gênio Julian Assange ou a cerca do pen drive agora recuperado, “zero chance” de falar sobre viagens interestelares e alienígenas feios e gosmentos tentando invadir a terra!
              Solidariamente você precisa saber calar! Ouvindo-a detalhar sobre o caos enfrentado por trilhões de pessoas na região metropolitana, (me senti no paraíso por residir numa simpática cidadezinha quase na divisa com a Argentina), eis que se pode alternar Paraíso e Inferno numa mesma semana dependendo das circunstâncias, porque ultimamente nosso amado Brasil (seus governantes e líderes representativos em geral) tentando acertar, vem humilhando os brasileiros até estourar a paciência além do limite!
Régis Mubarak