quarta-feira, 31 de março de 2021

GGN entrevista o Escritor Eduardo Reina autor do Livro Cativeiro Sem Fim

 


Entrevista com o Escritor Eduardo Reina autor do Livro "Cativeiro Sem Fim" obra publicada pela Editora Alameda, que revela histórias de crianças (bebês inclusive) e adolescentes sequestrados no Brasil, durante o período da Ditadura Militar.

domingo, 28 de março de 2021

A Máquina do ódio de Patrícia Campos Mello

 


...de Fernando Anitelli, cantor, compositor e ator do Teatro Mágico valho-me das palavras perfeitas - a música belíssima se chama O Anjo mais velho - (...)"...metade de mim agora é assim, de um lado a poesia, o verbo, a saudade; do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim. E o fim é belo, incerto... depende de como você vê!" Utilizo-me dessas palavras poéticas para reverenciar a jornalista Patrícia Campos Mello e agradecer por sua coragem! Eis que na data de ontem, em meio a profusão de notícias ruins e dezenas de perdas irreparáveis, quase nos passa despercebida uma notícia alentadora: a Justiça Brasileira condenou "a inominável criatura que ocupa o cargo temporário de Presidente da República," a indenizar a jornalista Patricia Campos Mello por danos morais. Ainda que em primeira instância, pode-se considerar uma pequena (eu considero uma grande) vitória a todas as mulheres jornalistas ou não, que já foram ofendidas através de palavras vulgares, chulas e de conotação sexual por esse inominável e por todos os seres desprezíveis que compõe gabinetes e grupos de ódios no mundo real e também (ainda pior, às vezes escondidos atrás de avatares e nomes falsos) no mundo virtual. Patrícia é autora do Livro "A Máquina do ódio" que saiu pelo selo Companhia das Letras no ano passado. A Eleição do Whatsapp no Brasil / Assassinato de reputações, uma nova forma de censura / Fatos alternativos e a ascensão de populistas no mundo / Bolsonaro e o manual de Viktor Orbán para acabar com a mídia crítica, são os sub-títulos dessa obra de quase 300 páginas que julgo indispensável aos estudantes de comunicação, futuros profissionais nas áreas de jornalismo, relações públicas, marketing, publicidade, propaganda, assessorias e outras concernentes. Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital - A Máquina do ódio - de Patrícia Campos Mello, li recentemente esse livro essencial, atravessando madrugada adentro e fazendo apontamentos em um caderno de estudos para posteriormente dar continuidade a outras pesquisas co relacionadas. Confesso que em algumas páginas quase me senti abatida, tamanho horror espectral dos relatos ali contidos, mas em outras me identifiquei com a coragem da autora frente ao terror e pressão psicológicas sofridos. "A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras" já dizia o filósofo grego Aristóteles. E eis que "Coragem", assim com "inteligência" são qualidades que a jornalista Patricia Campos Mello tem de sobra para dividir com todos nós!

sábado, 13 de março de 2021

Os Engenheiros do Caos de Giuliano Da Empoli

 

Somos criaturas sociais, e nosso bem-estar depende, em boa parte, da aprovação dos que estão em volta. Ao contrário de outros animais, o homem nasce sem defesas e sem competências e continua assim por muitos anos. O diabólico poder das redes sociais se baseia nesse elemento primordial." (página 75) /// "Até cerca de dez anos atrás, os dados para aplicar as leis físicas aos aglomerados humanos não existiam. Hoje, sim. Nós dispomos, até, de mais dados sobre os aglomerados humanos do que sobre a maioria dos fenômenos físicos que temos o hábito de estudar." (página 147) /// O Livro se chama "Os Engenheiros do Caos" (Como as fake news, as teorias de conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições.) e no Brasil foi traduzido pela Editora Vestígio. O original "Les ingénieeurs du chaos" publicado em 2019 pela Éditions Jean-Claude Lattès foi um sucesso de vendas na Europa. Seu autor, o escritor, jornalista e agora cientista político ítalo-suíco Giuliano da Empoli, que foi secretário de cultura na cidade de Florença e também conselheiro político de Matteo Renzi (Senador italiano) é fundador da Instituição (ou Tink Tank) "Volta" sediado em Milão, Itália. Um livro indispensável para aqueles que se interessam em ter como objeto de estudo esse "novo poder" de influência, hipnotização e por conseguinte dominação, que é exercido por determinadas redes sociais e seus Engenheiros do Caos por detrás delas, num trabalho de estratégia e logística de guerra num mundo virtual que se alimenta de seres e personagens reais. Jogos sujos desenvolvidos por mentes tão brilhantes quanto perversas e sem quaisquer escrúpulos em atingir os resultados desejados, sejam eles quais forem, independente se para isso precisarão destruir a vida de centenas ou milhares de seres humanos, considerados meras peças descartáveis desses jogos de poder. 


sábado, 6 de março de 2021

Fronteira Oeste - Diego Granza e Alexandre Menegatti

 

 

...que essa música maravilhosa "Fronteira Oeste" do Diego Granza nos acolha nesse início de março, nos abrace nesses momentos tão incertos, nos envolva nesses dias tão estranhos, nos leve o mais rápido possível até onde as nuvens repletas de sonhos coloridos se escondem tímidas, esperando um vento soprar mais forte até perto de nós novas folhas de esperança... novas chances de renovação... novas oportunidades de criação... novos rumos... gracias Diego Granza por tocar nossa alma com essa obra de arte esplendorosamente mágica e carregada de amor e dedicação...