quarta-feira, 22 de julho de 2015

Mir



              Palavra que traduzida do idioma russo pode significar “paz” ou pode significar “mundo” dependendo do contexto. Um amigo meu pesquisador em intercâmbio, diz que também pode ser traduzido como “esperança,” o que faz muito sentido. (Entre os anos de 1986 e 2001 designava o nome da Estação Orbital da antiga União Soviética.) Minha palavra preferida continua sendo “cachorro” que aliás, lá nos idos de 2010, escrevi um artigo “inteirinho” justificando o porquê dessa escolha tão particular e especial. Todavia excetuando os cachorros (bichos maravilhosos, companheiros, fofíssimos), são os cães, (homens miseráveis, destrutivos, desprezíveis) é que não nos fazem falta em quaisquer proporções, se comparado a “Paz no Mundo,” que desesperadamente é o que nos faz.

              Obviamente você pode preferir “saudade,” “amor,” “amizade,” “tesão,” “sexo,” “sorvete,” “cerveja,” “futebol de botão,” “gato,” “xis-bacon” ou “novela-das-oito” e ainda assim, respeitando essas pequenas diferenças, não inviabilizarem o cerne da questão de que “Paz no Mundo” é o que angustiosamente necessitamos mais que tudo. Porque como se sabe de longuíssima data, amor ao próximo, compaixão, tranquilidade, vida digna, fraternidade e compartilhamento todos se encaixam num ambiente de Paz.

              Pois bem... eis que tive uma experiência maravilhosa dia atrás, tão fantástica que não poderei descrevê-la minuciosamente nesse exato momento... (calma miguxo, já explico detalhes), foi tipo digamos assim... uma coincidência mega fascinante, por ter acontecido entre os dias 18 de julho (dia de nascimento de Nelson Mandela 1918-2013) e 20 de julho (data de nascimento de Alberto Santos Dummont 1873-1932), o que vou considerar como um marco de transformação na minha humilde existência. (Não... não fui abduzida por uma raça superior ou se desse tremendo azar por uma inferior de qualquer galáxia distante. Ou encontrei a provável reencarnação do venerável mestre Jiddu Krishamurti (1895-1986) no aeroporto sorrindo em minha direção. Menos ainda, recebi e-mail do Julian Assange (que também considero tremendo gato) me convidando para trabalhar na equipe da WikiLeaks por tempo indeterminado. Que lástima!)

                Graças ao “meu amigo intercambista” que atualmente reside na Rússia, (não... infelizmente ele não sabe onde fica a casa do Edward Snowden para nos contar), vou fazer parte de um projeto incrível e já a partir dos próximos meses, estarei publicando no meu Blog www.regismubarak.blogspot.com “Materiais de Pesquisas” dos mais variados, que por questão de espaço nos Jornais Impressos e Portais com os quais colaboro excedem ao limite digamos assim do texto, crônica, ou melhor, por conter dados específicos, se encaixam mais na categoria de artigos acadêmicos, cuja linguagem segue a uma metodologia “quase” padrão. (Sempre que os referidos textos estiverem postados na Web colocarei indicativo no final da página - no texto que vocês estiverem lendo - para que possam (já estão convidados), a irem até lá dar uma olhadinha...)

              Fiquei ausente da “escrita criativa” e praticamente não publiquei nada nos últimos dias, por estar passando por duas situações distintas. Problema de saúde de familiar próximo a mim, bastante complicado me deixou deveras triste, Não totalmente arrasada para que não conseguisse fazer os testes intelectuais e de conhecimentos específicos e sendo bem sucedida, pudesse vir a fazer parte desse magnífico projeto. Que, por conseguinte me deixou extremamente contente, mas não totalmente eufórica para esquecer-me de que pessoas próximas a mim deixarão muito em breve de existir.

              Encerro esse parágrafo citando o físico e cientista britânico Stephen Hawking: “Uma pessoa tem de ter maturidade suficiente, para entender que a vida não é justa. Temos que tirar o máximo de proveito da situação em que nos encontramos,” e utilizando-me da palavra “Mir,” lhes digo que talvez não façam “ideia real da vital importância” que tem o “BRICS” integração Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul... as chaves de um futuro melhor! Assim que essa tempestade passar e vai passar, (não perca a Fé irmão) dias esplendorosos serão presenteados a todos nós...



Régis Mubarak